A Monterraro é um estúdio de design de objetos e mobiliário assinado pelo designer Antonio Crestani e pela jornalista Pâmela Oliveira. Suas criações nas áreas de decoração e mobiliário flertam com a arte e a experimentação. Nesse laboratório criativo, os sócios transformam provocações e intuições em peças que harmonizam o olhar do design com a percepção jornalística.
O estúdio ganhou destaque recentemente com suas criações usando casca de ovo e madeira. Em maio de 2024, entretanto, o casal perdeu seu ateliê na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. A água chegou a mais de três metros de altura e por lá ficou vários dias, comprometendo moldes, ferramentas, estoque e tudo mais.
Cerca de dois meses depois de saírem de casa com apenas duas mochilas nas costas e um bebê no colo, Antonio e Pâmela retomaram as atividades da Monterraro com o apoio de amigos e clientes. Desde então, vêm inovando com outros materiais igualmente inusitados, como erva-mate e café, assinando para fábricas e entrando em novos mercados.
“Dizemos que a Monterraro é a manifestação tangível da nossa história porque ela traz um pouco de tudo o que tivemos a oportunidade de conhecer e experimentar até aqui. Ela é nosso laboratório, e esse entendimento nos permite criar sem amarras. Num dia, podemos estar inspirados por um movimento artístico. No outro, por um processo produtivo. E assim vamos inventando com nossas próprias experiências.”
Antonio é formado em Design pela Universidade Luterana do Brasil. Pâmela tem graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e pós-graduação em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.