Escultura de parede e centro de mesa
Entre
Antes de ser forma, ideia é intenção.
Entre nasce desse instante delicado — quando algo começa a existir, mas ainda não tem nome. É a tradução de um pensamento recém-chegado, ainda sem destino.
A base feita com casca de ovo sustenta hastes de latão folheado a ouro. Essas hastes apontam caminhos, como se buscassem uma forma, mas sem pressa de encontrá-la.
Não é sobre o que a peça “é”.
É sobre o que ela está prestes a ser.
E sobre o que, talvez, nunca precise se tornar completamente.
Entre é para quem enxerga beleza no que pulsa, mesmo sem contorno.
No que está por definir, mas já é presença.
Edição limitada a 10 unidades, da Monterraro para a dpot objeto.
Mesa de centro
Estalactite
A mesa de centro Estalactite captura o movimento da natureza. Ela traduz em design o crescimento lento e contínuo das formações rochosas esculpidas gota a gota.
Moldada manualmente, a forma orgânica entre os pés e o tampo cria uma sensação de continuidade, como se a madeira brotasse naturalmente da matéria na superfície.
Essa peça reflete a proposta provocativa e contemporânea da Monterraro, que desafia percepções tradicionais de mobiliário e eleva o design à categoria de arte funcional.
Mesa de centro
Baía
Baía é abrigo e horizonte. Como expansão da coleção Palafita, essa mesa aprofunda a narrativa de adaptação e resistência, agora inspirada nas águas calmas e protegidas dos refúgios naturais que acolhem e resguardam em meio ao fluxo constante da vida.
A mesa é uma pausa serena no ritmo cotidiano — um convite ao recolhimento, à introspecção e à contemplação das próprias marés internas.
Assim como as baías oferecem abrigo sem interromper o movimento das águas, essa peça cria um espaço de equilíbrio entre a permanência da matéria e a efemeridade do instante.
mesa de apoio
Pino
Pino é sobre escolhas certas, daquelas que nunca falham. Essa mesa de apoio ocupa o espaço com discrição, mas nunca sem propósito.
Cada peça surge como um ponto de ancoragem sutil, integrando-se ao ambiente sem esforço. O encontro entre superfície e estrutura revela proporções pensadas para complementar, não competir.
Com a delicadeza natural da matéria-prima, Pino organiza o espaço e potencializa a harmonia do cotidiano.
Escultura de mesa
Um n(ovo) dia
A escultura de mesa Um n(ovo) dia é um emblema de perseverança e otimismo inspirado na superação da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.
Assumindo a forma do ovo, símbolo universal de vida nova, a peça fala sobre a aceitação do presente e a esperança de um futuro melhor, convidando aqueles que a contemplam a acreditarem na chance de prosperar diante da adversidade.
A peça é feita com madeira e casca de ovo de verdade, em um formato já característico da Monterraro. Enquanto a primeira matéria-prima traz a história do estúdio, a segunda evidencia a força do coletivo, mostrando como a união de partes frágeis pode formar uma estrutura resistente.
Esse lançamento presta uma singela homenagem a todos que somam esforços para reconstruir o Rio Grande do Sul após a enchente. Graças a essas pessoas, toleramos a dor do hoje. Graças a essas pessoas também, viveremos um novo amanhã.
Mesa de apoio
Ciclos
O design é uma celebração do que se transforma, mas também do que permanece essencial. Dessa observação, materializa-se a mesa de apoio Ciclos, e essa narrativa se conecta diretamente à jornada do estúdio.
Assim como a Monterraro se renova após uma série de desafios, tornando-se mais forte e consciente de sua trajetória, essa mesa reflete a ideia de que tudo está em movimento e de que há beleza nesse processo.
Escultura de mesa
Palafita
A coleção Palafita é inspirada na estrutura arquitetônica homônima, muito comum em regiões propensas a enchentes ou terrenos alagadiços. Erguidas sobre longas estacas de madeira, metal ou concreto, que protegem as construções contra os efeitos diretos da água, as palafitas são ícones de adaptação e engenhosidade.
Tal qual na arquitetura, essa coleção fala sobre a capacidade humana de se moldar às condições mais adversas. Ela segue o movimento de recomeço do estúdio iniciado com a escultura Um n(ovo) dia. Como marco temporal, sublinha um momento de renovação e amadurecimento, lançando uma base sólida para o futuro que se construirá.
Coleção
Brasa
A coleção Brasa tece uma narrativa enraizada nas estâncias do Sul brasileiro. Enriquecida pela queima, a madeira carrega a energia do fogo de chão, em formas orgânicas que lembram o movimento das chamas. Os detalhes em latão dourado evocam a luz intensa do sol que banha o Pampa.
Com presença marcante, cada peça conta uma história de autenticidade e transformação inspirada na relação do gaúcho com o fogo que aquece e aprochega. Essa coleção é um testemunho visual da identidade e da tradição que ardem no coração do Rio Grande do Sul.
Coleção
Casca
O ovo é um dos artigos mais versáteis e acessíveis da nossa cultura alimentar; e o Brasil, um de seus maiores produtores mundiais. Ainda assim, o destino dado à casca, aqui no país, deixa a desejar. Normalmente, ela acaba no lixo comum e tem sabe-se lá que fim. E se fosse possível fazer mais com essa matéria tão abundante e, ao mesmo tempo, tão subaproveitada?
Eis que surge Casca, a coleção que brinca com o “estado de ser” do ovo e propõe outro fim para resíduos de empresas alimentícias do Rio Grande do Sul. A ideia é usar o design como ferramenta para reintroduzir a casca na lógica de consumo.
São permanências.
Feitas para quem ainda sente.
E para quem sabe que isso importa.