Brasa

2024

 

A coleção Brasa tece uma narrativa enraizada nas estâncias do Sul brasileiro. Enriquecida pela queima, a madeira carrega a energia do fogo de chão, em formas orgânicas que lembram o movimento das chamas. Os detalhes em latão dourado evocam a luz intensa do sol que banha o Pampa.

Com presença marcante, cada peça conta uma história de autenticidade e transformação inspirada na relação do gaúcho com o fogo que aquece e aprochega. Essa coleção é um testemunho visual da identidade e da tradição que ardem no coração do Rio Grande do Sul.

casca

2023

 

O ovo é um dos artigos mais versáteis e acessíveis da nossa cultura alimentar; e o Brasil, um de seus maiores produtores mundiais. Ainda assim, o destino dado à casca, aqui no país, deixa a desejar. Normalmente, ela acaba no lixo comum e tem sabe-se lá que fim. E se fosse possível fazer mais com essa matéria tão abundante e, ao mesmo tempo, tão subaproveitada?

Eis que surge Casca, a coleção que brinca com o “estado de ser” do ovo e propõe outro fim para resíduos de empresas alimentícias do Rio Grande do Sul. A ideia é usar o design como ferramenta para reintroduzir a casca na lógica de consumo.

Essa coleção apresenta uma alternativa ao descarte. Ela nasce de uma provocação séria, mas sua abordagem é leve e comparativa. Você sabia que, com as cascas dos ovos que um brasileiro consome durante 8 meses*, é possível fazer um vaso para plantas?

Unindo casca e madeira, as peças dessa coleção recebem formas orgânicas e minimalistas que fazem jus à matéria-prima. Sim, todas elas têm cascas de verdade.

 

*Cálculo baseado em dados do Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), edição 2022, referente ao ano de 2021.

eclipse

2022

 

Dos astros, a escuridão.

Vasos para plantas em madeira Tauari carbonizada.

respiro

2022

 

Um respiro de alívio após anos de pandemia. Este vaso é a lembrança de um tempo que ainda dói. Suas rachaduras são nossas próprias feridas. Embora continuem presentes, como marcas fundas em nossa pele, passam aos poucos por um processo de cicatrização. Ainda machucam, sim. Não tanto quanto antes.

Como um pulmão, que expande e contrai, também essa peça é uma obra em movimento. A madeira faz caminho próprio e deixa vestígios por onde passa. Não ousamos interferir no trajeto. Nossa única intervenção está nos grampos banhados a ouro, que nos lembram a preciosidade da vida, e nos pontos em latão, um símbolo de preenchimento e cura.

geometria de um incômodo

2022

 

Quando pensamos em formas geométricas, temos uma ideia preconcebida de ordem e alinhamento. A proposta dessa coleção é justamente instaurar o caos e ir contra a estrutura esperada. Ângulos aleatórios e composições incomuns desafiam o olhar.

Um observador mais atento há de reparar, também, na coincidência entre os nomes das peças e os eixos que orientam um objeto tridimensional no espaço: X, Y e Z.

resgate

2022

 

Uma forma de dar um novo propósito para um bem que seria descartado. Os vasos desta coleção são todos feitos com madeiras recuperadas.

Sobras de podas controladas, achados e pedaços que virariam lenha no interior do Rio Grande do Sul são ressignificados e ganham mais um capítulo em suas histórias.